Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Anabolizantes



     Ultimamente, a aparência corporal ganhou atenção redobrada diante de novas maneiras de cuidado com o corpo, tais como musculação, dietas e cirurgias plásticas. A insatisfação das pessoas com seus físicos também tem aumentado de forma significativa. Esse chamado culto ao corpo e o interesse na melhoria do desempenho físico, da força física e da aparência tem feito com que atletas e principalmente praticantes de musculação passem a fazer uso dos esteróides anabolizantes.
     Os anabolizantes são drogas sintetizadas em laboratório que incluem o hormônio masculino, a testosterona e uma série de drogas andrógenas análogas a ele. Os androgênicos são hormônios que tem como função o crescimento e o desenvolvimento dos órgãos reprodutores masculinos. Além disso, apresentam efeitos anabólicos, como o aumento da massa muscular e o crescimento corporal. Os hormônios esteróides são derivados do colesterol e possuem 4 anéis de carbono em sua estrutura.



     A preocupação com a estética e o desejo imediato na obtenção do corpo ideal são as principais motivações referidas pelos usuário, que tem mudado cada vez mais seu perfil. O alto consumo de anabolizantes, antes restrito a atletas e fisiculturistas, agora é bastante comum entres os jovens frequentadores de academias de musculação, que procuram por um corpo musculoso e definido. Um corpo escultural passa a simbolizar saúde, virilidade, status, sucesso e uma condição essencial para aumentar a auto estima do usuário. Arnold Schawarzenegger e Ronnie Coleman são pessoas muitos admiradas nesse meio por possuírem um corpo exageradamente musculoso, que impõe masculinidade.
     Entre as substancias mais utilizadas pelos usuários estão o Durateston, Deca - durabolin, Winstrol ( Estanozolol ), Deposteron, GH, Primobolan, Hemogenin, Clembuterol, Oxandrolona e produtos veterinários como ADE, Androgenol, Estigor, Potenay e Equifort. . Existem mais de 40 tipos de anabolizantes, e sua administração é geralmente feita via oral ou injetável.  Quem abusa de anabolizantes é praticamente obrigado a aumentar e escalar as doses para obter o efeito desejado. Com isso, o perigo vai se tornando cada vez maior.




     Os anabolizantes tem a capacidade de retardar a fadiga durante o treinamento, aumentar a retenção de glicogênio, favorecer o metabolismo dos aminoácidos, inibir a atuação do cortisol (hormônio catabólico), aumentar a força de contratibilidade muscular e diminuir o tempo de recuperação entre cada treino. Com isso, o objetivo é atingido : ganho de força muscular e aumento da massa muscular magra. Entretanto, é importante ressaltar que o uso de tais drogas acarreta vários efeitos nocivos a saúde, como o aparecimento excessivo de acne, calvície, aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de hipertensão, trombose, infarto do miocárdio e morte súbita. A agressividade, a irritabilidade e agitação também aumentam, o que causa uma notável mudança comportamental no indivíduo. O perfil de colesterol também passar a apresentar alterações, havendo diminuição do HDL ( lipoproteina de alta densidade ) e aumento do LDL ( lipoproteina de baixa densidade ). Especificamente nos homens, há redução nos níveis de testosterona endógena, podendo levar a ginecomastia ( crescimento das mamas ), alterações na libido, atrofia dos testículos, impotência sexual e infertilidade.  Nas mulheres, há alteração no ciclo menstrual, engrossamento da voz, crescimento de pelos no corpo, encolhimentos dos seios, alterações na libido e eventual aumento de clitóris. O fígado também pode ficar debilitado, pois esse órgão de extrema importância para a vida, é o responsável pela metabolização das drogas ingeridas. Mesmo utilizados por um curto período de tempo, os anabolizantes podem resultar em efeitos colaterais irreversíveis. Consiremos também que não há estudos sobre possíveis efeitos a longo prazo, não sendo possível garantir o uso seguro dessas substancias.





     Desde a antiguidade sabe - se que o uso de drogas androgênicas aumentam o desempenho esportivo e a força. Diz a literatura que os competidores olímpicos se alimentavam de testículos de touro para melhorar performance. A busca por um corpo perfeito, adequado aos padrões impostos pela sociedade atual e difundidos pela mídia está cada vez mais presente em nossa sociedade. O indivíduo que for usar das famosas " bombas ", esteja consciente de seus possíveis efeitos, pois as consequências são por sua própria conta e risco.


http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/esteroides/aspectos.html
Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação :
 http://www.scielosp.org/pdf/csp/v25n4/08.pdf
Alterações psiquiátricas associadas ao uso de anabolizantes:
http://hcnet.usp.br/ipq/revista/vol27/n4/art229.htm


                                            Postado por Juliana Andrade




Nenhum comentário:

Postar um comentário