Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Exercício Físico e o Envelhecimento

Nos últimos anos, a quantidade de indivíduos idosos no Brasil cresceu de forma significativa. O percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010. Diante deste quadro, o grupo formado por idoso, chamado de "Terceira Idade" parece tender a um novo estilo de vida, caracterizado pelo cuidado redobrado de sua saúde física e mental.

Com o avanço da idade, as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento predispõem ao aumento da incidência de doenças como a osteoporose, diabetes, hipertensão, entre outros. O envelhecimento é um processo contínuo, sendo ocasionado tanto por fatores genéticos, como por fatores ambientais, onde pode-se citar: nutrição, estilo de vida, álcool, fumo e a atividade física. A atenção necessária para os cuidados de pessoas idosas tende, então, a aumentar, devido ao risco de vida que eleva-se com a idade. Consequentemente, os custos na área de saúde também aumentam, contribuindo ainda mais para uma diminuição na qualidade de vida da terceira idade.


A prática de exercícios físicos, como a musculação e a caminhada por pessoas idosas, pode proporcionar diversos benefícios à saúde do indivíduo, quando realizada de forma regular e adequada, admitindo uma melhora significativa na qualidade de sua vida. O aprimoramento da capacidade física de uma pessoa idosa, influencia não só na sua performance esportiva, como em atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, carregar sacola de compras.

A potência muscular pode diminuir mais drasticamente do que a força em idades mais avançadas. Uma pessoa com idade entre setenta e oitenta anos tem apenas 50% da potência anaeróbica de uma pessoa com vinte anos de idade. A diminuição da frequência cardíaca máxima, que colabora com cerca de 50% no decréscimo do VO2 máx, ocorre devido às mudanças na inervação cardíaca e não parece se alterar pelo treinamento físico em qualquer idade. A redução no número de capilares gerada ao longo da vida e a limitada capacidade de redirecionar o fluxo sanguíneo aos músculos esqueléticos durante o exercício reduzem a capacidade de extrair oxigênio pelos músculos esqueléticos.

A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, que ocorre em consequência do envelhecimento. Os mecanismos envolvidos no aparecimento e progressão da sarcopenia são multifatoriais, incluindo alteração na síntese de proteínas, proteólise, perda da integridade neuromuscular, aumento da inflamação, níveis hormonais alterados, desnutrição e alteração no sistema renina-angiostensina. A perda muscular é quantitativa e qualitativa, com implicações na composição da fibra muscular, inervação, contratilidade, características de fadiga, densidade capilar e metabolismo da glicose.


 A intensidade correta dos exercícios de musculação e alongamentos, bem como uma dieta que suplemente corretamente as principais vitaminas antioxidantes (vitaminas A, C e Beta Caroteno), ajudam a diminuir a ação dos radicais livres que afetam no envelhecimento celular e aumentam o risco de doenças.

A mudança nos costumes alimentares para uma dieta balanceada e de qualidade, a interrupção do hábito de fumar e/ou beber em excesso, bem como noção da importância que estas alterações trazem para a saúde, devem fazer parte do novo estilo de vida do idoso.

De forma conclusiva, podemos citar os principais benefícios da atividade física na vida de pessoas da terceira idade:
  • Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
  • Melhora da auto-eficácia
  • Contribuição para a manutenção e o aumento da densidade óssea;
  • Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
  • Melhora da ingestão alimentar;
  • Diminuição da depressão;
  • Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos ficam aprimorados;
  • Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.


                                                                                                                        
                                                                                                                         Postado por Lucas Jezuino



Referências Bibliográficas:

http://www.nutritotal.com.br

Os Efeitos da Musculação para Terceira Idade no Desenvolvimento da Qualidade de Vida (Aline Estorck, Igor Leonardo Ghisio Erba e Ricardo Camargo Correa) - Faculdade de Educação Física de Sorocaba (ACM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário