Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cãibras



          Durante a prática de atividades físicas, é bem comum sentirmos um súbito e doloroso desconforto ocasionado pelas cãibras. Mas afinal, o que elas são? Qual a causa? Como preveni-las?

A cãibra é uma contração muscular espasmódica, intensa e involuntária, que geralmente ocorre ao nos exercitarmos, tendo uma pequena duração. Porém, esses poucos segundos são suficientes para sentirmos fortes dores musculares. Para as pessoas que realizam muito esforço físico durante o dia, as caibrãs também podem acontecer à noite, no momento em que o corpo entra em estado de relaxamento.

          As causas das caibrãs ainda não foram totalmente elucidadas, porém há algumas hipóteses bastante aceitas. Uma delas seria a fadiga muscular ocorrida devido a um treinamento em excesso, sem tempo adequado para a recuperação. Elas também podem ocorrer no caso de pessoas com pouco preparo físico, submetidos à cargas de exercícios excessivas. O ácido lático, uma substancia produzida durante o exercício físico, é uma substancia tóxica para o músculo ao aumentar a acidez intracelular. A amônia é outro exemplo de substancia que pode ocasionar cãibras, pois sua liberação é feita quando falta carboidratos para a contração muscular, o que faz com que o músculo passe a queimar proteínas, elevando os níveis de amônia no sangue. Dai a importância de, em exercícios prolongados, fornecermos uma quantidade adequada de carboidratos, diminuindo assim os riscos de utilizar massa muscular como fonte de energia.  As altas temperaturas que o corpo atinge ao se exercitar (até 40 graus célsius internamente) também é um fator importante. O suor provoca grandes perdas de líquidos. Junto com os líquidos, são eliminadas grandes quantidades de sódio e potássio, minerais importantes na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Com isso, os músculos ficam bem mais sensíveis às contrações. 



Para evitá - las, deve - se ter uma boa alimentação, rica em alimentos fonte de sódio e potássio. Como exemplos de alimentos fontes desses nutrientes, podemos citar banana, damasco, tomate, feijão, grão de bico, tomate, abacate, folhas verdes, peixe, etc. Uma hidratação adequada também é essencial, pois a desidratação é uma possível causa para a ocorrência de cãibras. A água deve ser consumida antes, durante e após o exercício. As bebidas isotônicas também podem ser aliadas, pois além de repor o liquido perdido, promovem a reposição dos níveis de sódio e potássio.



        

          Mas o que fazer quando a cãibra aparecer?

          Algumas medidas podem ser tomadas:

    Alongamento - consegue aliviar a contração súbita do músculo graças ao aumento da circulação de sangue no local, diminuindo assim a dor. Porém, cuidado! Alongar demasiadamente pode causar lesões nas fibras musculares, ocasionando uma lesão mais séria. 


   Massagem - esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área.

   Além disso, relaxar e, se possível, fazer uma compressa de água quente no local. Procure também descansar e ter uma boa recuperação, evitando assim o aparecimento dessa dor indesejável.



Referencias bibliográficas




                                                                                Postado por Juliana Andrade
                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário