Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fisiculturismo



        Fisiculturismo ou culturismo é uma modalidade esportiva que tem como meta buscar a melhor formação muscular através da musculação. Sua disputa ocorre por meio de apresentações individuas ou coletivas através de comparações entre os atletas levando em conta requisitos como volume, simetria, proporção e definição muscular.          

                                      

            Em qualquer situação, o corpo sempre se encontra em Estado Anabólico (anabolismo) ou em Estado Catabólico (catabolismo). Anabolismo é um estado do corpo em que a taxa de síntese protéica muscular é maior que a taxa de quebra de proteína msucular. Catabolismo é exatamente o oposto. Em Estado Catabólico, a taxa de quebra de proteína muscular é maior se comparada à taxa de síntese protéica muscular.

            Durante um exercício físico, microtraumas são causados nos músculos trabalhados. Microtraumas são, basicamente, minúsculas “feridas” que o corpo terá de reparar para tentar restaurar-se ao seu estado original. Dessa forma, exercitar-se, geralmente, é um processo catabólico já que o tecido muscular é quebrado mais rapidamente do que pode ser reparado, porém, neste caso, com um objetivo bem definido.

            O corpo humano utiliza-se de proteína para construir e reparar os músculos, explicando, assim, o motivo de fisiculturistas e outros atletas terem necessidades protéicas mais elevadas em comparação à necessidade protéica de indivíduos sedentários. Alimentar-se, após um treino, inibe o processo catabólico e reinicia o processo anabólico. Dando ao seu corpo os componentes necessários a um tecido novo, essencialmente, você estará dando “sinal verde” para que o corpo comece a trabalhar no processo de reparo dos danos causados por meio do treino.



Referências bibliográficas:

• Nutrição Moderna na Saúde e na Doença (Maurice E. Shils, Moshe Shike, A. Catharine Ross, Benjamin Caballero e Robert J. Cousins)

• Histologia Básica (Luiz C. Junqueira e José Carneiro)

• Bioquímica Básica (Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres)

          Postado por Mateus Simão






Um comentário: