Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Exercícios físicos, qualidade de vida e longevidade

Olá galera! Este é o início de um blog onde nós, alunos que cursam nutrição na Universidade de Brasília, estaremos realizando pesquisas e estudos sobre o exercício físico e disponibilizando-os nesta plataforma. Em nossas postagens iremos tratar dos mais variados assuntos acerca da prática de atividade física para que pessoas que estejam interessadas em preservar uma boa saúde possam entender melhor como nosso corpo realmente funciona.


Para começar, falaremos sobre a importância do exercício físico e seus benefícios ao longo da vida de um indivíduo, os quais de fato aumentam sua longevidade e a qualidade dela.

O coração é um músculo de contração involuntária que tem como principal função bombear o sangue para todo nosso corpo. A melhoria na circulação e no metabolismo do miocárdio (músculo cardíaco) acontecem através da atividade física, pois o coração terá de trabalhar mais intensamente para oxigenar mais o corpo e consequentemente aumentará o fluxo sanguíneo das veias e artérias que por sua vez se tornam mais calibrosas e resistentes, havendo ainda regulação da pressão arterial. Além disso, o bom condicionamento do coração revela aumentos moderados nas reservas de glicogênio, que serão importantes caso o suprimento de oxigênio cardíaco seja alterado bruscamente.

Estudos recentes mostram a relação entre a prática de atividade física e a prevenção de diversas doenças, devido ao aprimoramento do condicionamento cardíaco quando nos submetemos a realizar esforço físico, exigindo do coração um desempenho maior. De maneira simples, exercitar o coração fazendo-o trabalhar mais intensamente é nada mais do que torna-lo apto à reagir eficaz e rapidamente à condições anormais, como por exemplo um estado doentio. É através do aprimoramento das propriedades mecânicas do miocárdio que o coração terá maior controle de contratibilidade, para então responder a tais situações.

Neste primeiro post, apresentamos apenas noções básicas sobre o funcionamento do coração e a enfatização de sua importância, visto que este órgão é o mais importante do nosso corpo e  possui diversas reações aos estímulos físicos que realizamos. Em uma postagem futura voltarei a falar sobre como o coração funciona de forma mais rica e acadêmica.

Em breve teremos novos posts pelos demais integrantes do grupo falando sobre diversos assuntos da bioqúimica do exercício. Até mais, e continuem acessando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário